Peptídeos Bio
Por Equipe editorial Peptídeos Bio

Relato de caso descreve cetoacidose associada à tirzepatida em paciente sem diabetes

Relato de caso publicado no Archives of Endocrinology and Metabolism descreve uma mulher de 38 anos, sem diabetes, que chegou ao pronto-socorro com náuseas, vômitos, dor abdominal e ingestão alimentar muito baixa após cerca de cinco meses de uso de tirzepatida. Os exames mostraram acidose metabólica com cetose e glicemia elevada, mas hemoglobina glicada normal. Ela foi tratada em unidade de terapia intensiva e se recuperou por completo. Os autores classificam o quadro como cetoacidose hiperglicêmica rara induzida por tirzepatida em paciente sem diabetes e ressaltam a importância de monitorar complicações metabólicas.

Por que importa ao médico

Evento raro e grave que pode passar despercebido quando a glicemia é pouco alterada; é um relato único, que sinaliza hipótese e não estima frequência.

Fonte

Archives of Endocrinology and Metabolism (SciELO/SBEM) · 01 de abril de 2026

Leia o original em pmc.ncbi.nlm.nih.gov →

Original sob licença CC BY (autores: Shloush M et al.); veja os termos na página do original. Este texto é um resumo próprio em português, com alterações em relação ao original.

GLP-1 e metabolismoTirzepatida

Conteúdo jornalístico-informativo da equipe editorial da Peptídeos Bio, a partir da fonte citada. Não é recomendação de uso, prescrição nem propaganda. Aviso médico.